quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Teatros do Folclore

Na semana do Folclore, o 5º ano A apresentou vários teatros para as turmas da manhã.










Apresentação de Teatro na APAE

O 5º ano B da professora Dulce esteve na APAE de União da Vitória na Semana do Deficiente Intelectual e apresentou um belo teatro do Sítio do Pica Pau Amarelo, além de duas danças,trabalho este que vem mostrar a importância da Inclusão e das diferenças individuais!



Poema- 5º Ano A

Os alunos do 5º ano A da professora Carla criaram, em grupos, lindos poemas, veja um deles, super criativo!
"Educar é ensinar a pensar e não apenas ensinar a ter conhecimentos."
A Educação desafia docentes, discentes e toda a sociedade, porque é a forma de construir um mundo melhor e formar cidadãos mais conscientes, críticos e criativos. Pessoas que farão do nosso mundo, o mundo que sonhamos.


quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Trabalhando o Metro - Professora Elenir - 3º Ano


Escola Municipal Professora Judith Goss de Lima
Professora: Elenir Santos Lírio
3° Ano
União da Vitória – PR
Pró-Letramento de Matemática

Roteiro de atividades individuais -  Fascículo 5

TI 1 – Atividade 2 : Quanto eu meço?

Objetivos
-Introduzir o conceito de medir.
-Efetuar a medição de cumprimento usando unidades de medidas não convencionais.
-Definir o metro como unidade de medida padrão.
.Explorar a pluralidade cultural e o cuidado com a saúde.

Material
.Régua, fita métrica, barbante, papel sul fite.

Descrição da Atividade
               A princípio dividi a turma em duplas e pedi para cada um medir a altura do parceiro utilizando régua (30 cm) e pedaços de barbante de 20 cm e 10 cm.


               Conforme as crianças foram realizando as medições fui registrando em um cartaz no quadro.
               Feito isso, analisamos os resultados da tabela questionando os seguintes aspectos:
               Se o barbante grande mede 20 cm e a maioria mediu 6 barbantes, qual é a medida que deu?
               Fazendo a conta da 1,20m. Se aproximou da medida real  e depois foi feita analise com o barbante pequeno e com a régua
               Logo em seguida fiz algumas perguntas para as crianças:
1-    Das crianças medidas, qual delas é a mais alta? R- É a selem 1,55m
2-    E qual é a mais baixa? R- É o Adauto 1,20m
3-    O que terá mais precisão: comparar pelo número de vezes que o barbante foi utilizado ou pela régua? Por quê? R- Pela régua porque ela já vem numerada com 30cm.
4-    Somos todos iguais? R- Não
5-    O que influência o fato de umas pessoas serem mais altas e outras mais baixas?R- As crianças responderam que algumas puxaram o pai a mãe, algumas comem mais e outras menos.
                Após a discussão sobre os resultados obtidos na medição dos alunos e a importância  .
               Da medida padrão apresentei o metro. Um metro  equivale a 100 cm.
   
               As crianças construíram uma fita métrica.
               Utilizando a fita métrica realizamos a medição da altura das crianças. 

               Registrei na tabela feita anteriormente para novamente analisarmos os dados.

               Depois pedi para as crianças medirem a carteira, o caderno, o quadro a sala de aula, o armário, o lápis e a mesa da professora.

               Em casa as crianças mediram vários objetos como: sua cama, geladeira, fogão, porta, Sofá, TV, etc.
               Depois foi trabalhado sobre alimentação saudável que é um fator importante para o crescimento.
               Mostrei que os fatores hereditários também influenciam nas características físicas como altura.
               Também conversamos que as pessoas se diferenciam fisicamente, mas isso não impede a sua formação plena, pois alguns se destacam mais nas artes, outros na policia, esporte, ciências, etc.




Atividades 2º ano - Professora Marcia Silva

ATIVIDADES COM A HISTÓRIA “LUCIA-JÁ-VOU-INDO”

DISCIPLINAS: CIÊNCIAS, MATEMÁTICA E PORTUGUÊS

OBJETIVOS:

v Despertar o gosto pela leitura e escrita;

v Despertar a curiosidade dos alunos;

v Identificar os personagens e suas características;

v Utilizar a linguagem escrita como meio de registro de suas características;

v  Desenvolver habilidades relacionadas à leitura, interpretação e produção de texto em um gênero específico: “Convite”.

v Utilizar a letra cursiva, desenvolvendo as capacidades motoras para o traçado correto das letras;

v Ordenar as imagens para contar a história, aplicando os conhecimentos sobre esse gênero textual; (Narrativo)

v Identificar os sinais de pontuação;

v Despertar o aluno o respeito às diferenças, a reciprocidade, a solidariedade, a coletividade;

v Identificar os insetos e suas características;

v Identificar medidas de tempo;

v Situar-se no tempo e fazer a leitura de hora e minutos;

DESENVOLVIMENTO

v Listagem de palavras

v Ordenação de frases

v Ordem alfabética

v Atividades silábicas

v Interpretação oral e escrita

v Desenho e pintura

v História em sequência

v Diálogo

v Substantivo próprio

v Palavras no plural e singular

v Confecção de livrinho com atividades

v Recorte e colagem (Insetos)

v Leitura de texto informativo (formigas)

v Atividades relacionadas aos insetos (caça-palavras, cruzadinhas)

v Confeccionar com círculos uma lesma

v Trabalhar com medidas de tempo (horas e minutos, calendário)

AVALIAÇÃO

É um processo continuo, verificando a evolução de cada criança no processo ensino aprendizagem.

A avaliação individual será feita através de atividades no portfólio.


Responda:

1)Qual é o título do livro?
___________________________________________________________________

2)Quem é a autora do livro?
(   ) ANA MARIA MACHADO

(   ) MARIA HELOISA PENTEADO
(   ) RUTH ROCHA

3)Quem convidou Lúcia para uma festa?Desenhe:



4)O que atrapalhou Lúcia no caminho para a festa?Circule a resposta correta:
 BURACO                FOLHA                    PEDRA                     RIO

5)Qual a solução encontrada para que Lúcia participasse de uma festa inteirinha?
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
 ESCREVER O NOME DOS INSETOS
CONTAR QUANTAS LETRAS TEM E MARCAR UM X NA QUAL TIVER MAIS LETRAS
FAZER UMA FRASE SOBRE CADA DESENHO;


            


CAÇA PALAVRAS INSETOS


CRUZADINHA: