Programa Mais Educação

Mais Educação

O Programa Mais Educação, criado pela Portaria Interministerial nº 17/2007, aumenta a oferta educativa nas escolas públicas por meio de atividades optativas que foram agrupadas em macrocampos como acompanhamento pedagógico, meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e artes, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, educomunicação, educação científica e educação econômica.

A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD/MEC), em parceria com a Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC) e com as Secretarias Estaduais e Municipais de Educação. Sua operacionalização é feita por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
Para o desenvolvimento de cada atividade, o governo federal repassa recursos para ressarcimento de monitores, materiais de consumo e de apoio segundo as atividades. As escolas beneficiárias também recebem conjuntos de instrumentos musicais e rádio escolar, dentre outros; e referência de valores para equipamentos e materiais que podem ser adquiridos pela própria escola com os recursos repassados.

No final de 2011 três Escolas municipais de União da Vitória foram selecionadas para o Programa Mais Educação, dentre elas a nossa Escola,  tendo como critério de escolha o grande número de alunos que recebem Bolsa Família. Mas o Programa iniciou-se mesmo em novembro de 2012, desenvolvendo as atividades:
  • Alfabetização e Letramento;
  • Matemática;
  • Percussão;
  • Karatê;
  • Recreação e Lazer;
  • Jornal Escolar.
Em 2013 estamos atendendo aproximadamente 100 alunos, esperando em breve poder ampliar este número.

A coordenadora do Programa Mais Educação na Escola é a Professora Dulce Freitas da Cruz.
Os monitores das atividades desenvolvidas:
Alfabetização e Letramento: Érica Ribeiro
Jornal Escolar: Andreia Patricia Bueno
Karatê: Clemente Scistowski
Recreação e Lazer: Suelen Aparecida de Araujo Bembem
Percussão: Willian Francisco Diniz

No início de março todos participaram de uma reunião para realizar o planejamento das atividades:



No dia 25 de março de 2013, os alunos do Programa Mais Educação apresentaram a Música: Conquistando o Impossível no Cine Teatro Luz em comemoração ao aniversário do Município.












Os alunos também apresentaram na Noite da Celebração de Páscoa, momento de estar comemorando a vida! As conquistas!









O Banner do Mais Educação diz tudo:
Os instrumentos musicais começaram a chegar no dia 10/04/13 - vamos nos preparar para abrilhantarmos a Inauguração da nossa Escola em agosto!




Karatê: disciplina, condicionamento físico, esporte de combate, arte!




















Letramento e Matemática: Acompanhamento pedagógico






VISITA AO JORNAL O IGUASSÚ E RÁDIO COLMEIA

Na manhã e na tarde do dia 22 de abril de 2013, os alunos do Programa Mais Educação da Escola Judith Goss de Lima visitaram o Jornal O Iguassú e a Rádio Colmeia, direcionado pela coordenadora do programa na Escola: Professora Dulce Freitas da Cruz e as monitoras Andreia Patricia Bueno (Jornal Escolar) e Érica Ribeiro (Letramento e Matemática). Os alunos conheceram a redação do jornal, a gráfica onde são impressos os jornais e como todo jornal é montado e distribuído (desde a diagramação no computador até a dobragem das páginas).O objetivo principal foi mostrar a eles a diferença entre jornal falado e escrito. Os alunos da Oficina Jornal escolar Gotas do Saber são responsáveis pela organização do jornal da Escola, que no final de maio estará lançando sua 2ª edição.















Participação ao vivo!



GINCANA DA INTEGRAÇÃO
Com objetivo de integração dos alunos e monitores do Programa Mais Educação, toda a última quarta-feira do mês estará sendo realizada uma Gincana com atividades psicomotoras, atividades físicas englobando todos os aspectos motores da criança, lateralidade, equilíbrio, noção de espaço e tempo.
























Entrevista com a coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação Professora Marcia Cristina Pressendo,  para editar uma matéria que sairá na 2ª edição do Jornal Gotas de Saber.





Monitora da Ofina Jornal Escolar Andreia P. Bueno acompanha e orienta entrevista realizada dia 26 de abril de 2013.

Em abril contamos com a visita do Secretário Municipal de Educação Professor Celio Reginaldo Calikoski e com a diretora Geral da SEMED Professora Carmem Winter para acompanhar o desenvolvimento do Programa Mais Educação na Escola Judith Goss de Lima.




Nenhum comentário:

Postar um comentário