Projetos da Escola


PROJETO COMPUTAÇÃO NA ESCOLA.

JUSTIFICATIVA:

Muitos utensílios que facilitassem as tarefas rotineiras foram desenvolvidos pelo ser humano desde os primórdios. Durante sua evolução vários acontecimentos assinalaram profundamente sua maneira de agir frente aos desafios, dando por vezes, novo curso à sua jornada. Outros inventos e tecnologias foram surgindo frente ás dificuldades que apareciam pelo caminho.
Não há como ignorar, nem como evitar tais mudanças, pois estão se tornando cada vez mais presentes no nosso dia-a-dia, seja através do rádio, da televisão, da telefonia e principalmente, da informática.
Para a escola assumir o novo papel que se cobra dela, é preciso desenvolver parceria com a Uniguaçu para colocarmos em prática o projeto de computação na escola, o qual mobiliza pais, alunos e comunidade em geral da importância que o mesmo tem para uma aprendizagem significativa.
Através desta parceria, oportunizaremos o curso para alunos de 3º, 4º e 5º anos.

OBJETIVOS:

Proporcionar aos alunos de 3º, 4º e 5º anos.
·               Noções sobre computação;
·               Integrar e enriquecer as práticas pedagógicas;
·               Estimular o interesse e a responsabilidade ao estudo;
·               Desenvolver a auto-estima dos alunos.

METODOLOGIA:

Através da parceria com a Uniguaçu buscaremos tornar a escola prazerosa, na qual o educando tenha vontade em frequentar, propomos como meio para desenvolver no aluno criatividade, a responsabilidade, o espírito critico, a descoberta.
Os alunos que tiverem interesse em participar das aulas de noções de computação deverão se inscrever. Será ofertado para os alunos que não faltam na escola e que estão em dias com suas atividades escolares e que os pais autorizarem.

CRONOGRAMA:

Todo sábado das 10h30min às 12h nos Laboratórios de Informática da Uniguaçu.

AVALIAÇÃO:

Será avaliado o desempenho e a participação do aluno, caso o aluno faltar três vezes sem justificativa será substituído. Ao termino do curso, os alunos receberão um certificado de participação.



PROJETO XADREZ

JUSTIFICATIVA:

Justifica sua existência por estar demonstrando que o xadrez:
É cultura: uma atividade lúdica de origem milenar que se tem distribuído por todos os países do mundo e que encerra um corpo de conhecimentos e experiência que constituem patrimônio cultural da humanidade.
Tem uma base matemática: a matemática é um instrumento e linguagem da ciência, da técnica e do pensamento organizado.
Estimula o desenvolvimento de habilidades cognitivas tais como: atenção, memória, raciocínio lógico, inteligência, imaginação, etc...; capacidades fundamentais no desenvolvimento futuro do indivíduo.
Estimula a auto-estima, a competição saudável e o trabalho em equipe.
Pode ser utilizado como elemento estruturante do tempo livre do indivíduo.
Proporciona prazer em seu estudo e prática.
Por ser um jogo de regras, dita uma pauta ética em um momento propício para a aquisição de valores morais.
Devido às suas múltiplas virtudes, contribui para a formação de melhores cidadãos.

OBJETIVOS:

Desenvolver:
ü  A atenção e concentração;
ü  O julgamento e o planejamento;
ü  A imaginação e a antecipação;
ü  A memória;
ü  A vontade de vencer, a paciência e o auto-controle;
ü  O espírito de decisão e a coragem;
ü  A lógica matemática, o raciocínio analítico e sintético;
ü  A criatividade;
ü  A inteligência;
ü  A organização metódica do estudo.

METODOLOGIA

A professora de Educação Física trabalha em um horário predefinido com as turmas dos 3º , 4º e 5º anos semanalmente, deixando o espaço para a prática previamente preparado para receber os alunos, explorando desde a fase inicial até as jogadas mais avançadas.

CRONOGRAMA

Semanalmente durante uma hora. Turmas da tarde na segunda-feira, 5º ano da manhã na quinta-feira e 4º ano da manhã na sexta-feira.

AVALIAÇÃO

Serão avaliados o desempenho do aluno, suas estratégias desenvolvidas e o seu envolvimento na prática do xadrez.

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