PROJETO COMPUTAÇÃO NA ESCOLA.
JUSTIFICATIVA:
Muitos
utensílios que facilitassem as tarefas rotineiras foram desenvolvidos pelo ser
humano desde os primórdios. Durante sua evolução vários acontecimentos
assinalaram profundamente sua maneira de agir frente aos desafios, dando por
vezes, novo curso à sua jornada. Outros inventos e tecnologias foram surgindo
frente ás dificuldades que apareciam pelo caminho.
Não há
como ignorar, nem como evitar tais mudanças, pois estão se tornando cada vez
mais presentes no nosso dia-a-dia, seja através do rádio, da televisão, da
telefonia e principalmente, da informática.
Para a
escola assumir o novo papel que se cobra dela, é preciso desenvolver parceria
com a Uniguaçu para colocarmos em prática o projeto de computação na escola, o
qual mobiliza pais, alunos e comunidade em geral da importância que o mesmo tem
para uma aprendizagem significativa.
Através
desta parceria, oportunizaremos o curso para alunos de 3º, 4º e 5º anos.
OBJETIVOS:
Proporcionar
aos alunos de 3º, 4º e 5º anos.
·
Noções
sobre computação;
·
Integrar
e enriquecer as práticas pedagógicas;
·
Estimular
o interesse e a responsabilidade ao estudo;
·
Desenvolver
a auto-estima dos alunos.
METODOLOGIA:
Através
da parceria com a Uniguaçu buscaremos tornar a escola prazerosa, na qual o
educando tenha vontade em frequentar, propomos como meio para desenvolver no
aluno criatividade, a responsabilidade, o espírito critico, a descoberta.
Os alunos
que tiverem interesse em participar das aulas de noções de computação deverão
se inscrever. Será ofertado para os alunos que não faltam na escola e que estão
em dias com suas atividades escolares e que os pais autorizarem.
CRONOGRAMA:
Todo
sábado das 10h30min às 12h nos Laboratórios de Informática da Uniguaçu.
AVALIAÇÃO:
Será avaliado
o desempenho e a participação do aluno, caso o aluno faltar três vezes sem
justificativa será substituído. Ao termino do curso, os alunos receberão um
certificado de participação.
PROJETO XADREZ
JUSTIFICATIVA:
Justifica
sua existência por estar demonstrando que o xadrez:
É cultura: uma atividade lúdica de origem milenar que se tem distribuído por todos os países do mundo e que encerra um corpo de conhecimentos e experiência que constituem patrimônio cultural da humanidade.
Tem uma base matemática: a matemática é um instrumento e linguagem da ciência, da técnica e do pensamento organizado.
Estimula o desenvolvimento de habilidades cognitivas tais como: atenção, memória, raciocínio lógico, inteligência, imaginação, etc...; capacidades fundamentais no desenvolvimento futuro do indivíduo.
Estimula a auto-estima, a competição saudável e o trabalho em equipe.
Pode ser utilizado como elemento estruturante do tempo livre do indivíduo.
Proporciona prazer em seu estudo e prática.
Por ser um jogo de regras, dita uma pauta ética em um momento propício para a aquisição de valores morais.
Devido às suas múltiplas virtudes, contribui para a formação de melhores cidadãos.
É cultura: uma atividade lúdica de origem milenar que se tem distribuído por todos os países do mundo e que encerra um corpo de conhecimentos e experiência que constituem patrimônio cultural da humanidade.
Tem uma base matemática: a matemática é um instrumento e linguagem da ciência, da técnica e do pensamento organizado.
Estimula o desenvolvimento de habilidades cognitivas tais como: atenção, memória, raciocínio lógico, inteligência, imaginação, etc...; capacidades fundamentais no desenvolvimento futuro do indivíduo.
Estimula a auto-estima, a competição saudável e o trabalho em equipe.
Pode ser utilizado como elemento estruturante do tempo livre do indivíduo.
Proporciona prazer em seu estudo e prática.
Por ser um jogo de regras, dita uma pauta ética em um momento propício para a aquisição de valores morais.
Devido às suas múltiplas virtudes, contribui para a formação de melhores cidadãos.
OBJETIVOS:
Desenvolver:
ü A atenção
e concentração;
ü O
julgamento e o planejamento;
ü A
imaginação e a antecipação;
ü A
memória;
ü A vontade
de vencer, a paciência e o auto-controle;
ü O
espírito de decisão e a coragem;
ü A lógica
matemática, o raciocínio analítico e sintético;
ü A
criatividade;
ü A
inteligência;
ü A
organização metódica do estudo.
METODOLOGIA
A professora de Educação Física trabalha em um
horário predefinido com as turmas dos 3º , 4º e 5º anos semanalmente, deixando
o espaço para a prática previamente preparado para receber os alunos,
explorando desde a fase inicial até as jogadas mais avançadas.
CRONOGRAMA
Semanalmente durante uma hora. Turmas da tarde na
segunda-feira, 5º ano da manhã na quinta-feira e 4º ano da manhã na
sexta-feira.
AVALIAÇÃO
Serão avaliados o desempenho do aluno, suas
estratégias desenvolvidas e o seu envolvimento na prática do xadrez.
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