Escola Municipal Professora Judith Goss
de Lima
Professora: Elenir Santos Lírio
3°
Ano
União
da Vitória – PR
Pró-Letramento de Matemática
Roteiro
de atividades individuais - Fascículo 5
TI 1 – Atividade 2 : Quanto eu meço?
Objetivos
-Introduzir
o conceito de medir.
-Efetuar
a medição de cumprimento usando unidades de medidas não convencionais.
-Definir
o metro como unidade de medida padrão.
.Explorar
a pluralidade cultural e o cuidado com a saúde.
Material
.Régua,
fita métrica, barbante, papel sul fite.
Descrição da Atividade
A princípio dividi a turma em
duplas e pedi para cada um medir a altura do parceiro utilizando régua (30 cm)
e pedaços de barbante de 20 cm e 10 cm.
Conforme as crianças foram
realizando as medições fui registrando em um cartaz no quadro.
Feito isso, analisamos os
resultados da tabela questionando os seguintes aspectos:
Se o barbante grande mede 20 cm
e a maioria mediu 6 barbantes, qual é a medida que deu?
Fazendo a conta da 1,20m. Se aproximou da
medida real e depois foi feita analise
com o barbante pequeno e com a régua
Logo em seguida fiz algumas
perguntas para as crianças:
1- Das crianças medidas, qual delas é a mais alta? R- É a selem
1,55m
2- E qual é a mais baixa? R- É o Adauto 1,20m
3- O que terá mais precisão: comparar pelo número de vezes
que o barbante foi utilizado ou pela régua? Por quê? R- Pela régua porque ela
já vem numerada com 30cm.
4- Somos todos iguais? R- Não
5- O que influência o fato de umas pessoas serem mais altas
e outras mais baixas?R- As crianças responderam que algumas puxaram o pai a
mãe, algumas comem mais e outras menos.
Após a discussão sobre os
resultados obtidos na medição dos alunos e a importância .
Da medida padrão apresentei o
metro. Um metro equivale a 100 cm.
As crianças construíram uma fita
métrica.
Utilizando a fita métrica realizamos a medição da altura das crianças.
Registrei na tabela feita
anteriormente para novamente analisarmos os dados.
Depois pedi para as crianças
medirem a carteira, o caderno, o quadro a sala de aula, o armário, o lápis e a
mesa da professora.
Em casa as crianças mediram
vários objetos como: sua cama, geladeira, fogão, porta, Sofá, TV, etc.
Depois foi trabalhado sobre
alimentação saudável que é um fator importante para o crescimento.
Mostrei que os fatores
hereditários também influenciam nas características físicas como altura.
Também conversamos que as
pessoas se diferenciam fisicamente, mas isso não impede a sua formação plena,
pois alguns se destacam mais nas artes, outros na policia, esporte, ciências,
etc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário